domingo, 18 de dezembro de 2011

SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO UCA- PROGITEC

UCA/ UNIFAP
TUTORA: MARLI MORAES

EMEF ARACY NASCIMENTO
Este Projeto visa integrar os Laptops Educacionais ao Projeto Político Pedagógico da Escola, possibilitando à introdução às tecnologias digitais, garantindo aos alunos um aprendizado inovador e ao professor mais dinamismo em sua fazer pedagógico.
OBJETIVOS
1.1 Geral
Possibilitar pedagogicamente aos professores a utilização efetiva dos recursos tecnológicos, disponíveis no espaço escolar, como recursos dinamizadores do processo de ensino e aprendizagem.
1.2 Específicos
Oferecer mecanismos para que o professor aprenda a operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis no laboratório de informática;
Aprender a usar a tecnologia e uso de mídias de forma crítica e autônoma para a busca constante de novas aprendizagens;
Promover o desenvolvimento de competências e habilidades para que a tecnologia seja compreendida e utilizada de forma integrada na prática pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo;
Possibilitar ao professor o conhecimento das especificidades das diversas tecnologias seja o computador, internet, vídeo, DVD, entre outras;
Contribuir para o uso efetivo e consciente das diversas tecnologias;
Subsidiar o professor sobre as diversas formas de pesquisa na Internet;
Implementar a utilização adequada dos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação existentes na escola;
Incentivar a construção colaborativa na prática pedagógica dos educadores;
Conhecer e operacionalizar o software livre Linux educacional e seus aplicativos.
SÍNTESE DA JUSTIFICATIVA
Um dos grandes desafios da educação hoje é integrar todas as dimensões do ser humano e relacioná-las ao novo paradigma emergente, bem como ajudar o cidadão para que este compreenda o seu contexto, as causas de exclusão social, as contradições, mas que também lute para que estas desigualdades possam diminuir.
O PROGITEC, veio integrar-se ao Projeto Político Pedagógico da Escola, como forma de garantir à educação tecnológica aos envolvidos no processo educativo e possibilitar aos professores, alunos e a comunidade em geral acesso às tecnologias de informação e comunicação, bem como um ensino que ofereça possibilidades de um aprendizado diferenciado, dinâmico e interativo.
Descreva algumas etapas da ação pedagógica organizadas no plano estratégico.
Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre os “Direitos e Deveres dos Alunos” com o apoio dos laptops e outros recursos.
Trabalhar com Primeiras Noções de digitação com Tux Typing 2
Que é um jogo educacional que ensina à criança a técnica básica de digitação e também apresenta desafios para que a mesma pratique de forma sempre divertida. A filosofia básica que rege o uso do Tux Typing 2 é a idéia de que a criança pode, sim, aprender digitação de forma rápida e descontraída. Produção textual no Kword, a partir do conteúdo pesquisado
Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre o tema “Bulling” com o apoio do laptop e outros recursos.
Utilizando o apresentador de slide Kpresenter do laptop educacional, criar uma apresentação por equipe, com imagens e frase de combate ao Bulling
Através do projeto Meio Ambiente, os alunos pesquisarão sobre “A Conservação do Meio Ambiente” e utilizarão como apoio os laptops e outras mídias.
Inserir conteúdo de matemática a partir do aplicativo Tux, of Math Command é um jogo educacional que permite à criança exercitar-se, realizando contas das quatro operações básicas, de forma divertida e bastante original. É importante salientar que a ideia básica por trás do jogo é tornar prazerosa a solução de problemas matemáticos, impondo desafios ao jogador e fazendo com que o mesmo, de acordo com seu desempenho, passe por diferentes estágios, cada vez mais desafiadores.
No Tux, of Math Command, o jogador controla Tux, o pingüim símbolo do Linux, que deve proteger as construções de uma cidade espacial de um bombardeio de meteoros. Para tanto, o jogador deve, inicialmente, clicar sobre a opção “Jogar” da tela inicial do jogo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Projeto Político Pedagógico da escola teve incorporado o Laptop Educacional no fazer educativo, onde o mesmo proporciona a todos a perspectiva de um novo olhar para a educação e o processo de ensino, no qual as potencialidades dos educandos sejam efetivadas de forma consciente e dinâmica.
Com isso, o PROGITEC, integrando-se ao P.P.P, a escola terá a sustentabilidade no processor ensino e aprendizagem. Seu enfoque principal é criar, através das tecnologias, novas formas de ensinar e aprender, bem como integrar o uso dos recursos disponíveis ao seu fazer pedagógico.
Nome dos participantes do curso e Envolvidos no Projeto
Ana Cláudia da Gama Lima
César Augusto Gomes Lima
Ellen Simone da Silva Mourão
Dinalva de Souza Barros
Janayna Gomes da Silva Ramos
Lídia Pinheiro Silva
Lílian de Paula Rodrigues
Maria da Conceição Vidal Barbosa
Maria Jucicléia Monteiro Nunes
Michele Costa Brazão
Nair Pinheiro da Silva
Nazaré Leal da Costa Santos
Orminda Pantoja Ferreira
Rozilda Santana de Souza Monteiro
Vânia Glaucilene Pinheiro Bentes

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