quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Proposta de Projeto

PROJETO UCA – AMAPÁ
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC
ROTEIRO DE PROPOSTA



1. Identificação
Nome do cursista Orminda Pantoja Ferreira
Nome da Escola: Aracy Nascimento Local (cidade/estado) Macapá - Amapá
Série: 1° e 2° ano Número de alunos: 55
Professores envolvidos: Cimaia e Vanja


2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Devido a grande desestruturação das famílias, destacou-se a importância de trabalhar este tema onde queremos resgatar valores já esquecidos, incluindo-os na vida social e moral da criança, conhecendo um pouquinho da família de cada aluno.
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa
Destacou-se a importância de trabalhar este projeto onde queremos resgatar valores já esquecidos, incluindo-os na vida social e moral da criança, conhecendo um pouquinho da família de cada aluno, através da participação das mães em nossa sala de aula, estabelecendo assim uma integração entre família e escola.
A aprendizagem com os computadores exige dos alunos uma atitude de investigador, explorador e construtor do conhecimento.
Por que?

4. Objetivo (s)
a. Levar as crianças a refletir sobre a importância de ter uma família, bem como a contribuição da mesma para seu crescimento desenvolvimento e ao mesmo tempo proporcionar o início da inclusão digital.

O que vamos fazer?

5. Conteúdos
Nomes próprios, produção de textos; Família; e membros da família; Tipos de Família; Quantidade (números naturais); valores éticos e sociais; formas geométricas e cores.

Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)

6. Disciplinas envolvidas
Linguagem oral e escrita. • Artes visuais. • Natureza e sociedade. • Matemática.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
b. Roda de conversas onde cada criança poderá falar sobre sua família.
c. Desenho, pintura, recorte e colagem sobre a família.
d. Modelagem da família com massinha de modelar.
e. Dramatização de uma cena familiar.
f. Produção de trabalhos digitais.
7. Cronograma
Período de realização: 06/12 a 29/03/2012.
O projeto será desenvolvido em sala de aula, de forma interdisciplinar, de acordo com as disciplinas do currículo, utilizando as ferramentas tecnológicas.

Faremos um momento de socialização e celebração com toda comunidade escolar e familiar. Em seguida, serão realizadas palestras sobre a importância da família na vida escolar do aluno, buscando resgatar os valores na família e na sociedade.
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Papel, cola, tesoura revistas, massa de modelar, laptop, vídeo, TV. data show

9. Registro do processo

Os alunos farão trabalhos individuais e em grupos, pesquisas, produções orais e escritas, debates. Essa atividade será realizadas com os laptops, vídeos, musicas, etc.

10. Avaliação e Resultados esperados
a. Os alunos serão avaliados no decorrer do projeto de acordo com o interesse e a participação de cada um, individualmente e em grupo.


11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Blog ; Painel, culminância na sala de aula e depois exposição na escola
Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas

CAETANO, Luciana Maria. Relação Escola e Família: Uma proposta de parceria. Disponível em: http://www.unopec.com.br/
revistaintellectus/_Arquivos/Jul_ Dez_03/ PDF/Luciana.pdf. Acesso em: 29/04/11.
CAVALCANTE, Roseli Schultz Chiovitti. Colaboração entre pais e escola: educação abrangente. In: Psicologia Escolar e Educacional. 1998,
vol.2, no.2, p.153-160.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
MOREIRA, Josecler Gomes. Família-Escola, principal elo da educação. Disponível em: http://www.socialtec.org.br/Downloads/Educacao/
JoseclerMoreira_ FamiliaEscola.doc. Acesso em: 29/04/11.
http://www.fafich.ufmg.br ~educ / graça_edson /teste/index.htm
http://amagiadeaprender.blogspot.com/http://www.slideshare.net/guestc0ed44/projeto

http://www.ceesc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário